DOCUMENTÁRIOS PORTO FELIZ, ITU E SOROCABA
Os respectivos Filmes, de média metragem, contaram a história e cultura dos Municípios desde suas origens até apontamentos para o futuro percorrendo os caminhos do desenvolvimento histórico, econômico, humano, cultural e social dando uma visão ampla e um panorama relevante sobre as cidades, contribuindo para o enriquecimento dos acervos do Audiovisual do país bem como para a área da educação uma vez que são fontes de informação e pesquisa para a comunidade escolar e acadêmica. Na época, realizados entre os anos de 2014 e 2017, foram feitos em DVD e distribuídos gratuitamente para as escolas da rede pública dos Municípios, para acervos públicos do Governo Federal e para as 645 Prefeituras do Estado de São Paulo.
A história de Porto Feliz (Do Porto de Araritaguaba ao Porto Feliz), de Itu (Itu, O Berço da República) e de Sorocaba (Sorocaba – Nos Trilhos do Futuro), se constituíram numa trilogia e no começo da coletânea de Filmes Documentários sobre a história e cultura das cidades, transformando-se numa das nossas especialidades de trabalho: a realização de documentários de média metragem.
PRIMEIRA EDIÇÃO TOCAR & ENCANTAR
Em seguida, fizemos a primeira edição do Tocar & Encantar, no ano de 2015, hoje nosso carro-chefe, que é um projeto que ensina música com aulas de violão e flauta-doce para crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, estudantes da rede pública de ensino e moradores das periferias.
Com o Tocar & Encantar já levamos o ensino da música instrumental como meio de inclusão social, cultural, exercício da cidadania e protagonismo juvenil para 11 comunidades localizadas nas periferias das cidades de Itu, Jundiaí, Indaiatuba e Camaçari (BA).
Desde 2015 até os dias atuais, foram incluídos mais de 5 mil alunos/alunas no processo criativo da arte do fazer musical, milhares de pessoas beneficiadas e grande geração de impactos locais com a participação direta dos poderes públicos, das empresas privadas e de comunidades inteiras.
- Tocar & Encantar – edições de 2015 a 2023 para as cidades de Jundiaí, Itu, Indaiatuba e Camaçari (BA). Ao todo foram 14 aprovações nas Leis de Incentivo à Cultura e PROAC-ICMS;
OUTROS PROJETOS ANTERIORES
Uma série itinerante de shows gratuitos que percorreu as cidades de São Paulo (no metrô Jabaquara), Guarulhos, Itu, Campinas, Jundiaí, Indaiatuba, Piracicaba, Salto, Santos, São Vicente (dentro do VLT). PROAC-ICMS.
Shows gratuitos e itinerantes que percorrem praças públicas nas cidades de Itu, Jundiaí e Sorocaba. Foram 2 aprovações, um pela Lei de Incentivo à Cultura e outra pela Lei Aldir Blanc.
História e Cultura das Principais Rodovias Paulistas – Livro de valor humanístico, artístico, histórico e cultural sobre a história e cultura das principais rodovias do Estado de São Paulo. Lei de Incentivo à Cultura.
Livro infanto-juvenil sobre a história do descobrimento do Brasil. Lei de Incentivo à Cultura.
TOCAR & ENCANTAR PAULISTA
Aulas de violão e flauta doce para 500 crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino, de 07 a 16 anos de idade, em várias cidades do Estado de São Paulo. Você pode levar um núcleo para seu Município ou patrocinar o projeto inteiro dinamizando várias localidades ao mesmo tempo durante 1 ano. As aulas são oferecidas duas vezes/semana de manhã e à tarde, no período do contraturno escolar.
Público-beneficiado: Crianças e Adolescentes.
TOCAR & ENCANTAR NORDESTE
Ensino da música instrumental com aulas de violão e flauta doce para crianças e adolescentes. Ao todo são 500 vagas oferecidas em várias regiões do Nordeste. Aulas ofertadas 2 vezes/semana de manhã e à tarde. Patrocine e leve um núcleo para a cidade de seu interesse beneficiando crianças e jovens através do aprendizado da música.
Público-beneficiado: Crianças e Adolescentes.
TOCAR & ENCANTAR JUNDIAÍ-SP
Realizado na cidade de Jundiaí (SP) desde o ano de 2016 o Tocar & Encantar já melhorou a vida de muitas crianças e jovens com o ensino da música promovendo a inclusão social, o exercício da cidadania e o protagonismo juvenil. Ao todo são 100 vagas oferecidas para aulas de violão e flauta doce. Patrocine o Tocar & Encantar em Jundiaí!
Público-beneficiado: Crianças e Adolescentes.
ENERGIA EM MOVIMENTO
ENERGIA EM MOVIMENTO - Dança, Imersão, Inclusão e Diversidade consiste em oferecer Oficinas de Dança nas modalidades de Dança Contemporânea, Jazz e Hip Hop, para crianças e adolescentes alunos da rede publica de ensino. Ao final das oficinas, será realizado um espetáculo de imersão na dança com o uso da Inteligencia Artificial performado pelos alunos. Classificação LivrePúblico-beneficiado: Mulheres.
Público-beneficiado: Crianças e Adolescentes.
SOM PARA O CORAÇÃO
Oficinas de Musicoterapia direcionadas à saúde da mulher gestante em situação de vulnerabilidade social visando a promoção de uma ação psicocultural voltada à troca de conhecimentos e o aumento do vínculo materno entre as mamães participantes e seus bebês. São 10 meses de oficinas para incluir, engajar e empoderar mulheres em um dos períodos mais importantes e emblemáticos de suas vidas que é a GESTAÇÃO! Ao final serão realizadas 4 apresentações gratuitas de músicas instrumentais nas comunidades beneficiadas seguidas de rodas de conversas para trazer à tona e elucidar a população sobre os benefícios gerados para a melhoria da saúde física, mental e emocional da gestante e do bebê.
Público-beneficiado: Mulheres.
PIMPOMPOM – UMA HISTÓRIA DE AMOR, CARINHO E AFETO
Livro infanto-juvenil com distribuição gratuita para escolas da rede pública de ensino cuja finalidade é oferecer à sociedade um produto cultural de valorização da literatura e incentivo à leitura através de uma história contada com linguagem afetuosa visando a aproximação entre adultos e crianças e a inclusão das crianças ao mundo da literatura de forma ludica, somada os desenhos realisticos e às ilustrações originais,. Ao todo são mil cópias impressas e para sua ampliação, o Projeto conta com site do livro na íntegra para livre acesso da população.
Público-beneficiado: Crianças e Adolescentes.
HOJE TEM SAMBA
Série de 5 shows itinerantes para contextualizar a história do gênero musical do Samba visando preservar a história e a cultura desse gênero musical muito representado pelo pensamento social do povo brasileiro, desde sua origem até os dias atuais, em locais de grande circulação de pessoas e com garantias de acessibilidade, tais como praças públicas, parques,centros culturais, etc. As apresentações são gratuitas, abertas para todos os públicos e podem ser realizadas nas cidades escolhidas entre a proponente e a patrocinadora. No palco cinco músicos multi-instrumentistas e estudiosos do Samba irão tocar clássicos e reviver músicas e canções para preservar a memória das raízes desse gênero considerado um dos mais importantes fenômenos culturais do Brasil.
Público-beneficiado: Crianças, adolescentes, homens e mulheres.
E SE EU OLHAR O SEU OLHAR?
Segmento de Artes Visuais, exposição itinerante de fotografias com diversos e múltiplos olhares de mulheres em situação de vulnerabilidade e invisibilidade social como meio de empoderamento feminino, melhoria da qualidade de vida, da auto estima e da saúde mental. Resultante de uma Oficina psicocultural realizada com 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social no período de 4 meses, o projeto promove, através da fotografia, uma forma de visibilidade. A exposição será como um jogo de cena, encontrando na arte a revelação de belas histórias de vida e, ao mesmo tempo, propondo ao público uma possibilidade de reflexão sobre importantes aspectos que estão por detrás dessas mulheres.
Público-beneficiado: Mulheres.
MULHERES NO SET
O projeto visa capacitar profissionalmente 50 mulheres moradoras da periferia para ingressarem no mercado de trabalho audiovisual; através de oficinas artísticas onde elas poderão desenvolver e pesquisar produções cinematográficas com a temática da valorização da identidade de gênero e seu protagonismo social durante 6 meses, que resultarão na produção de um vídeo de curta metragem que será exibido em plataformas de internet.
Público-beneficiado: Mulheres.
ROTAS DO OURO BRANCO – A CULTURA DO AÇÚCAR
Publicação de um livro sobre o surgimento e as rotas da cana de açúcar desde a Índia a Andaluzia, sua difusão na Europa, seu desembarque nas Américas e sua trajetória nos Engenhos Centrais às Usinas, o mundo das bebidas espirituosas e a cana que vai muito além do açúcar e do álcool chegando à indústria farmacêutica nas artes plásticas e na literatura brasileira. Ao todo são 500 cópias impressas que serão distribuídas gratuitamente para acervos públicos do Governo Federal e das Universidades públicas do Estado de São Paulo e cotas para as empresas patrocinadoras. Também estará disponível na íntegra em site para livre acesso da sociedade.
Público-beneficiado: Comunidade escolar, acadêmica, homens e mulheres.
AGRONEGÓCIO – A LOCOMOTIVA DA ECONOMIA BRASILEIRA
O Livro tem como objetivo narrar a história e cultura da produção agrícola no Brasil, a qual que teve seu início logo após a chegada dos portugueses, ainda no século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar. Os investimentos e as transformações ocorridas nos últimos 50 anos conduziram o agronegócio brasileiro ao status de um dos pilares da economia e do desenvolvimento do nosso país e o protagonismo da nossa produção agropecuária no cenário internacional. Realizado por meio de ampla pesquisa iconográfica, serão produzidas 500 cópias impressas com distribuição gratuita para acervos das Universidades públicas, cotas para as patrocinadoras e site na integra para livre acesso da população.
Público-beneficiado: Comunidade escolar, acadêmica, homens e mulheres.
RETRATOS DA IMIGRAÇÃO ESPANHOLA NO BRASIL
Livro de valor cultural, histórico e humanístico, obra de referência e de preservação dos patrimônios material e imaterial sobre o processo da imigração do povo espanhol ao Brasil e sobre a história do Porto de Santos, desde o início das suas atividades no começo do século XVI e seu papel determinante no processo da imigração ao Brasil, 144 páginas, mil cópias a serem distribuídas gratuitamente incluindo cotas para as patrocinadoras, para os acervos do Governo Federal e das Universidades públicas e também estará disponível na íntegra em Site para acesso livre da sociedade.
Público-beneficiado: Comunidade escolar, acadêmica, homens e mulheres.
CULTURA ENERGÉTICA - BRASIL PAIS SUSTENTÁVEL
CULTURA ENERGÉTICA - Brasil, Pais Sustentável, trata-se da edição de um livro em linguagem acessível para um grande público, visando analisar as novas fontes alternativas de obtenção de recursos energéticos e a identificação dos principais desafios ao desenvolvimento das energias renováveis no Brasil, com o propósito de promover a conscientização sobre a transformação, a disponibilidade e o desempenho sustentável das energias limpas.
Público-beneficiado: Comunidade escolar e acadêmica
CAMAÇARI (BA) – NOS TRILHOS DA MEMÓRIA
Filme Documentário com 60 minutos de duração, finalização em 4K e indicação livre, audiodescrição, legendado em Inglês e com Janela em Libras, narra a história e cultura da cidade de Camaçari-BA como meio de preservação dos patrimônios material e imaterial da memória do Município. O Filme faz parte da coletânea, os quais resgatam a cultura e memória dos Municípios. Disponível em plataforma streaming e também em site para livre acesso da sociedade.
Público-beneficiado: Público em Geral,
COMÉDIA SEM BARREIRAS
Inclusão e diversidade para todos - é uma comédia com exibição gratuita de 8 episódios com 60mint/cada para alunos da rede pública de ensino criada na forma de peça teatral no estilo Stand UP com 5 atores (D)EFICIENTES que levarão o publico presente a reflexão sobre a inclusão e diversidade para todos de forma criativa, lúdica e brincalhona sobre suas próprias deficiências. Classificação a partir de 16 anos
Público-beneficiado: Pessoas com Deficiência (PCDs).
PROJETO EM FASE DE REALIZAÇÃO – Lei Paulo Gustavo
DOC MULHER - documentário em Full HD, com aproximadamente 40 minutos de duração, com classificação e indicação livre, com libras e audiodescrição para disseminar em ampla e larga escala a história e cultura do gênero feminino, com foco na temática da objetificação e esteriotipação da mulher visando contribuir de forma eficaz para a construção do feminino.
PROJETOS EM FASE DE APROVAÇÃO NO MINISTÉRIO DA CULTURA
- A cultura energética
- Santos, o Porto das Nações
- Papo de Mulher, Ser Mãe e Cotidiano
- Trânsito em Movimento
Livro sobre a história e cultura do setor de energia no Brasil e sua relevância histórica para o desenvolvimento do país.
Livro sobre a história do Porto de Santos e sua importância cultural, histórica e social para o movimento migratório do mundo ao Brasil e para o nosso desenvolvimento regional e nacional.
Livro literário sobre temáticas relevantes ao mudo feminino e reflexões voltadas ao empoderamento da mulher.
Cartilha/App (digital) sobre as regras de trânsito. Jogo de animação para alunos e professores da rede pública de ensino de todo Brasil.
PROJETOS EM FASE DE ELABORAÇÃO – LEI ALDIR BLANC
Série de shows gratuitos de chorinho em praças públicas.
Shows gratuitos de blues para realização em locais públicos e centros culturais.
Filme documentário sobre a cidade de Itu (SP).